terça-feira, 4 de março de 2025

A importância da língua portuguesa

 

A língua portuguesa e a economia global

Alíngua portuguesa tem uma importância crescente na economia mundial contemporânea. Os nove Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) refletem uma população de cerca de 296 milhões, perspetivando a ONU chegar aos 500 milhões até ao final do século. A língua portuguesa, matriz fundacional da CPLP, afirma-se como língua de aproximação de povos, de concertação político-diplomática e de comunicação global: é a 4.ª ou 5.ª mais falada no mundo; é a primeira no hemisfério sul; a utilização na Internet está em franca ascensão; e é língua oficial ou de trabalho em mais de trinta organizações internacionais.

Os países da CPLP, em conjunto, dispõem de um enorme potencial económico, representando cerca de 8% da superfície continental do planeta e mais de 50% das novas descobertas de recursos energéticos do século XXI. Encontram-se entre os cinco lugares cimeiros da produção mundial de petróleo, detêm uma vasta plataforma continental com recursos marinhos e minerais e, aproximadamente, cerca de 14% das reservas mundiais de água doce.

Falada em quatro continentes, desempenha um papel significativo por motivos distintos. A nossa língua revela oportunidades de acesso a mercados emergentes e de grande potencial económico, recordando que o Brasil é uma das maiores economias do mundo, a África lusófona tem grande potencial de se assumir com um polo de investimento e Timor-Leste posiciona-se como uma porta para o mercado asiático.

A pertença dos Estados-membros da CPLP a regiões geográficas distintas, em processos de integração económica, propicia novas oportunidades de cooperação, negócios e investimento, tornando a língua portuguesa relevante no comércio internacional. É uma língua de comunicação em regiões-chave de comércio e a presença de empresas lusófonas em mercados globais fortalece a posição como língua de negócios para os investimentos internacionais.

Sublinhando o crescimento demográfico e jovem nos países da CPLP, verificamos que cria um mercado consumidor de produtos e serviços, atraente para empresas globais. Além disso, a juventude está cada vez mais conectada digitalmente, o que facilita a disseminação da língua, acelera a adoção do idioma no setor das TI, impulsiona a economia digital e interliga essas economias com o resto do mundo de maneira mais eficaz.

Paralelamente, nos domínios da educação, formação profissional e capacitação, o número crescente de escolas, universidades e programas que oferecem ensino em português, ou com foco na língua portuguesa, cria recursos humanos qualificados, fomentando a diversidade dos setores produtivos e o crescimento das economias, tornando-as mais competitivas e integradas no mercado global.

A língua portuguesa tem, igualmente, um impacto significativo nas indústrias culturais, criativas e turísticas. A diversidade cultural e económica na CPLP oferece uma oportunidade única para as empresas diversificarem portfólios, com produtos e serviços para atender a diferentes necessidades e preferências, contribuindo para a valorização do idioma comum.

O português é, ainda, língua oficial de organizações internacionais como a União

Europeia, o Mercosul, a SADC [Comunidade de Desenvolvimento da África Austral] e a CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental], fortalecendo o seu papel em políticas globais e nas relações diplomáticas, sendo relevante na integração de mercados em regiões de grande potencial.

As atividades da CPLP para o fortalecimento em diversas dimensões da língua portuguesa merecem, também, destaque, assinalando-se o novo objetivo geral de Cooperação Económica e Empresarial, em fase de afirmação e consolidação. É uma oportunidade para os Estados-membros se apoiarem mutuamente no desenvolvimento das economias, promovendo a partilha de informação, a convergência de políticas públicas sobre temas globais e a adoção de instrumentos multilaterais para reforço da capacidade produtiva, a formação de recursos humanos, o estímulo das trocas comerciais e a captação de investimento.

A língua portuguesa assume, assim, grande valor estratégico, fortalecendo as economias locais. É essencial para governos, empresas e indivíduos que procuram crescer e inovar no cenário económico global.

Zacarias da Costa

Secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário