sábado, 24 de maio de 2025
Raphael and the Baker’s Daughter
A influência Árabe na Língua Portuguesa...
A influência Árabe na Língua Portuguesa...

A romã
A romã é originária do Irão e regiões vizinhas do sul da Ásia. A sua domesticação ocorreu no Irão há cerca de 2000 anos a.C. Desde então, espalhou-se por outras regiões do Médio Oriente, Mediterrâneo e, posteriormente, pelo o mundo.
As antigas fortificações
Já se perguntou por que muitas escadarias nos castelos medievais eram estreitas e em espiral no sentido horário?



Cleópatra - a rainha do Egito!
O Império Khmer
Os algoritmos segundo Miguel Esteves Cardoso
Pobres algoritmos
- Público - Edição Lisboa
- Miguel Esteves Cardoso
É pena que a palavra “artificial” se separe cada vez mais da mãe, que é a palavra “arte”. A arte era sempre artificial, por ser uma representação, por tentar apanhar a vida, e passá-la para o papel, ou para a tela, ou para a pauta, ou pedra.
Depois, os artífices foram despromovidos a inferiores dos artistas, o artifício e a artimanha começaram a confundir-se
— e hoje já ninguém protesta quando se chama inteligência artificial ao que não é nem inteligência nem artificial. É a sigla que salva o dia: IA é o que é. É uma ajuda? Iá, iá.
Tem melhorado muito, mas ainda não impressiona. Veja-se o meu Spotify. Armado com milhares e milhares de músicas escolhidas por mim, dir-se-ia que o algoritmo já saberia tudo o que há a saber sobre o meu gosto musical.
Mas não. As pelêilistas de sexta-feira, em que adivinham músicas novas com que talvez possa engraçar, falham miseravelmente. Primeiro, porque se baseiam no que já ouvi, e não no que quero ouvir. Depois, porque confundem o que ouço para conhecer com o que ouço porque já conheço e gosto de ouvir.
A iá-iá escolhe música ié-ié na esperança de que eu goste. Há assim qualquer coisa de muito desagradável: sinistra e subserviente, como um mau génio com chinelos de Aladino, saído a contragosto de uma lâmpada esfregada, a tentar adivinhar os nossos desejos, para melhor nos poder tramar.
O algoritmo só contém o passado e supõe, erradamente, que é da música mais recente que ouvimos de que mais gostamos.
Tem algo de morto, e de exterior a nós, porque não contém o presente: o momento antes de ouvir, em que ainda não sabemos o que queremos ouvir, porque ainda está a ser construído dentro de nós.
E também não contém o futuro: para onde nos levará uma música de que afinal não gostamos, por causa da luz do dia, ou de uma frase dita ao pequeno-almoço ou, crucialmente, por causa da outra pessoa que também está a ouvir aquele Spotify.
Pobre iá-iá: a alma não se deixa apanhar porque está sempre a mexer-se.
Banhos públicos para todos!
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