Sob as movimentadas ruas da Londres atual, arqueólogos descobriram um deslumbrante piso de mosaico romano, datado do século II ou III d.C. Parte de uma sumptuosa sala de jantar numa vila romana ou mansão (um tipo de pousada à beira da estrada), esse piso intricado permaneceu oculto por mais de 1.800 anos sob camadas de terra e desenvolvimento urbano.
O mosaico exibe um impressionante centro em forma de estrela, cercado por padrões geométricos entrelaçados, desenhos ondulados e medalhões — tudo feito com tesselas vermelhas, pretas e brancas. O seu design detalhado reflete o apurado senso romano de simetria, simbolismo e ordem espacial. Notavelmente bem preservado, ele representa o delicado equilíbrio entre a expansão contínua da cidade e os tesouros do passado que, uma vez ou outra, ela revela.
Contemplar esse antigo piso é como puxar a cortina do tempo, oferecendo um vislumbre de um mundo há muito desaparecido, mas preservado na pedra. Ele nos lembra o desejo humano intemporal de decorar, de lembrar e de deixar vestígios das nossas vidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário