sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

1/01/1905: primeiro jogo do Sport Lisboa

 1/01/1905: primeiro jogo do Sport Lisboa

Foram 10 meses de preparação (29 treinos) para o pontapé de saída no primeiro dia de 1905, pelo meio-dia, no Campo das Salésias, ante o GS Campo de Ourique.
Sem a águia no peito, mas já vestidos de vermelho e branco - camisolas encarnadas, calções brancos e meias pretas, os pioneiros do nosso clube venceram por 1-0.
Presume-se que a equipa do Grupo Lisboa terá jogado num muito comum à época 2-3-5, com Pedro Guedes na baliza, José da Cruz Viegas (tido como o mentor das cores do equipamento) e Emílio Carvalho na retaguarda de Fortunato Levy, César de Melo e António Couto; na linha avançada, quatro fundadores – António Rosa Rodrigues, Raul Empis, Carlos França e José Rosa Rodrigues (o primeiro presidente) –, mais Silvestre Silva, o autor do golo solitário.
Escreve Alberto Miguéns, no seu Em Defesa do Benfica, que "o jogo era aguardado com expectativa nos meios futebolísticos de Lisboa, sendo anunciado na imprensa com destaque. O Grupo Sport Lisboa (abreviado para Grupo de Lisboa ou apenas Lisboa) estreava-se e apresentava alguns jogadores muito conceituados no círculo restrito dos desportistas da Capital, sendo mesmo capitaneado por António Couto o que era já um bom indicador. E o Grupo do Campo de Ourique com “nome feito” pelas vitórias que alcançara apresentava jogadores habituados a vencer.
Durante o jogo “houve fases interessantíssimas, que conservaram as inúmeras pessoas que assistiam ao desafio em constante ansiedade, pois que, jogando os dois grupos com denodo, ninguém sabia a quem caberia o triunfo. Belo desafio, na verdade, que mais uma vez confirmou os créditos já firmados dos jogadores dos dois grupos.”(Jornal da Noite, em 2 de Janeiro de 1905)
A vitória do nosso clube foi saudada pois era uma estreia prometedora. Logo no primeiro jogo arriscara-se um desafio com um clube de prestígio e o Clube saiu-se muito bem! Muitíssimo bem! A estratégia dos atletas – treinar para consolidar a equipa - começava a revelar-se acertada. A integração de jogadores casapianos consagrados foi uma ideia brilhante!"



Sem comentários:

Enviar um comentário